Centro de Ajuda

Política de cancelamento de projetos por preço fixo

Última atualização: Aug 24, 2018 11:25AM ART

Como a workana funciona?

A workana é uma plataforma que faz a conexão entre clientes e profissionais para trabalhos que possam ser feitos de forma remota. Quando um cliente aceita uma proposta para um projeto, ele faz um pagamento em garantia, que fica com a workana até o final do trabalho. Quando o trabalho é entregue, o pagamento é liberado ao profissional.

Você e o profissional administram o trabalho, e quando não há acordo quanto ao resultado, ou algum problema em um projeto em andamento, a workana pode interferir.

De que forma a workana pode interferir?


A workana pode oferecer uma mediação ou arbitragem entre as partes.
Na mediação, tentaremos encontrar uma solução conciliatória para o problema e ajudar na comunicação entre você e o profissional, tentando possibilitar que o projeto seja finalizado conforme previsto. Nesse momento, podemos também dar um ultimato a uma das partes, para evitar que o projeto entre em arbitragem.
Quando um acordo não é possível, a workana realiza uma arbitragem. Nesse caso, atuamos como árbitros e decidimos como o projeto será finalizado, assim como qual porcentagem do pagamento será realizada ou não. Nesse caso, você ou o profissional podem receber uma violação, que ficará visível na conta da workana. Isso ocorre quando concluímos que uma das partes não respeitou os termos do projeto.
A workana garante que você só paga se o trabalho for feito conforme o combinado, e em nossas arbitragens analisamos todo o histórico do projeto para tomar a melhor decisão. Se o profissional não cumprir com a parte dele, nós reembolsamos o valor pago. Veja nossa política de reembolsos ( )
Quando você aceita uma proposta, você aceita que a workana trabalhará como árbitro em caso de problemas, e se submete às decisões do site. Trabalhamos para decidir de forma justa e correta, analisando cada caso individualmente.
Nessa lista você pode ver algumas razões que podem justificar  o cancelamento de um projeto, por responsabilidade do profissional ou do cliente.

1.     Quando o profissional para de se comunicar por um período de tempo longo demais.


Posso solicitar o cancelamento do projeto nesse caso?  Sim

A workana considera que é responsabilidade principalmente do profissional manter registros dentro do sistema de mensagens, informando sobre o andamento do trabalho. Se verificarmos que não há mensagens periodicamente e que o profissional não atualiza o cliente, o projeto pode ser cancelado.

Em um primeiro momento, normalmente tentamos dar um ultimato ao profissional para que ele finalize o trabalho, mas se o tempo sem comunicação for longo demais, podemos cancelar o projeto sem esse contato.
 

2.     - Quando há atraso injustificado do profissional


Posso solicitar o cancelamento do projeto nesse caso?  Sim

Se verificarmos que o atraso não tem um motivo, e que o prazo de entrega não foi respeitado, você pode solicitar o cancelamento do projeto. Em um primeiro momento a workana dará um ultimato para que o profissional finalize o trabalho, e se isso não ocorrer o projeto pode ser cancelado.

Em um projeto longo, um pequeno atraso não justifica o cancelamento. Se a duração do projeto for de 30 dias e o atraso de apenas 1 dia, por exemplo, o projeto só pode ser cancelado se verificarmos falta de comprometimento do profissional com o projeto.

3.     - Quando o profissional promete entregas mas nunca as realiza


Posso solicitar o cancelamento do projeto nesse caso?  Sim

Nesse caso, a workana analisará o histórico do projeto para verificar o comportamento geral do profissional em relação ao trabalho. Se verificarmos que ele posterga o prazo e promete entregas sem a intenção de fazê-las, podemos cancelar o projeto.
 

4.     - Quando o cliente não gosta do resultado do trabalho


Posso solicitar o cancelamento do projeto nesse caso?  Depende

Nesses casos, a workana verificará o escopo do projeto e o trabalho entregue, para verificar a compatibilidade entre o trabalho realizado e o que foi combinado.

Se verificarmos que o trabalho tem qualidade inferior ao combinado, o projeto pode ser cancelado. Porém, se o trabalho for compatível com o escopo, mas não for do gosto do cliente, um pagamento parcial será devido.
 

5.     - Quando o profissional não consegue realizar o trabalho


Posso solicitar o cancelamento do projeto nesse caso?  Depende

A workana considera que é responsabilidade principalmente do profissional se informar o suficiente antes de iniciar um trabalho. Porém, o cliente deve ser claro no escopo do projeto e dar o máximo de informações sobre o trabalho.

Se a workana verificar que o cliente deu as informações necessárias, mas que ainda assim o profissional não conseguiu realizar o projeto, o trabalho pode ser cancelado.

Porém, se novas solicitações tiverem sido feitas após o aceite da proposta, ou se o cliente não se expressar corretamente ao informar suas necessidades,  um pagamento parcial pode ser devido, dependendo do caso e do trabalho que tiver sido efetivamente realizado.

 

8.     – Quando o cliente para de se comunicar com o profissional


O projeto pode ser cancelado nesse caso? Sim

Quando você aceita uma proposta, você deve se comunicar com o profissional e dar um retorno sempre que solicitado. Se o cliente não se comunicar por um período de tempo longo demais, o projeto pode ser cancelado e o profissional pago, se ele tiver realizado o trabalho.

A workana nunca liberará os fundos sem tentar contato com o cliente antes disso. Porém, a falta de comunicação pode resultar no cancelamento do projeto e pagamento do profissional.

Quando uma entrega é feita, você tem 5 dias úteis para aceitar ou rejeitar a entrega. Se houver necessidade de um prazo maior para a análise do trabalho, isso deve ser combinado com o profissional.

9.     Quando o cliente e o profissional concordam em cancelar o projeto


O projeto pode ser cancelado nesse caso? Sim

A workana pode cancelar um projeto se ambas as partes concordarem. Porém, analisaremos o trabalho realizado para verificar a possibilidade de um pagamento parcial. Se o profissional tiver trabalhado corretamente, ele deve receber um pagamento parcial.

Se a solicitação de cancelamento não for justificada, a comissão da workana pode ser devida em alguns casos (verificar política de reembolsos)

Nosso trabalho também é cuidar para que os perfis dos usuários sejam compatíveis com seu real histórico no site. Assim, no caso de cancelamento, analisamos o histórico do projeto, e se verificarmos que uma das partes não cumpriu com o acordo inicial, ela pode receber uma violação, mesmo quando o cancelamento é de comum acordo entre as partes.



Em caso de problemas com um profissional, não hesite em entrar em contato conosco e pedir ajuda. Trabalhamos como mediadores e nosso papel é oferecer segurança na contratação. Não criamos obstáculos para o cancelamento, quando ele é necessário, e oferecemos um suporte para ajudar na recontratação de outro profissional.

Tentamos ser justos e analisar cada caso individualmente, sempre dando uma oportunidade para que as partes expressem seu ponto de vista. Por isso, pedimos o prazo de até 5 dias para finalizar uma arbitragem.

Verifique também nossa política de reembolsos, que explica com mais detalhes os valores que reembolsamos no caso de cancelamento de um projeto, assim como a política de cancelamentos para projetos por hora.
support@workana.com
http://assets2.desk.com/
false
workana
Carregando
segundos atrás
um minuto atrás
minutos atrás
uma hora atrás
horas atrás
um dia trás
dias atrás
cerca de
false
Foram encontrados caracteres inválidos
/customer/pt_br/portal/articles/autocomplete