Centro de Ajuda

Política de cancelamento de projetos por preço fixo

Última atualização: Mar 19, 2019 02:55PM ART

Como a Workana funciona?

A Workana é uma plataforma que faz a conexão entre clientes e profissionais para trabalhos que possam ser feitos de forma remota. Quando um cliente aceita uma proposta para um projeto, ele faz um pagamento em garantia, que fica com a Workana até o final do trabalho. Quando o trabalho é entregue, o pagamento é liberado ao profissional.

Você e o cliente administram o trabalho, e quando não há acordo quanto ao resultado, ou algum problema em um projeto em andamento, a Workana pode interferir.

De que forma a Workana pode interferir?


A Workana pode oferecer uma mediação ou arbitragem entre as partes.
Na mediação, tentaremos encontrar uma solução conciliatória para o problema e ajudar na comunicação entre você e o cliente, tentando possibilitar que o projeto seja finalizado conforme previsto. Nesse momento, podemos também dar um ultimato a uma das partes, para evitar que o projeto entre em arbitragem.
Quando um acordo não é possível, a Workana realiza uma arbitragem. Nesse caso, atuamos como árbitros e decidimos como o projeto será finalizado, assim como qual porcentagem do pagamento será realizada ou não. Nesse caso, você ou o cliente podem receber uma violação, que ficará visível na conta da Workana. Isso ocorre quando concluímos que uma das partes não respeitou os termos do projeto.
Quando um profissional recebe uma violação, sua reputação e ranking na plataforma são afetados, dificultando que ele consiga novos projetos no futuro. ( http://ayuda.Workana.com/customer/pt_br/portal/articles/1444371-como-melhoro-minha-posi%C3%A7%C3%A3o-no-ranking )
Quando você faz uma proposta para um projeto, você aceita que a Workana trabalhará como árbitro em caso de problemas, e se submete às decisões do site. Trabalhamos para decidir de forma justa e correta, analisando cada caso individualmente.
Nessa lista você pode ver algumas razões para o cancelamento de um projeto, por responsabilidade do profissional (para ver as razões para cancelamento por responsabilidade do cliente, ver “outro artigo”).

1.     Quando não há registros no sistema de mensagens mostrando que o trabalho foi realizado ou está em andamento.


Vou receber uma violação se isso acontecer? Sim.

A Workana considera que é responsabilidade do profissional manter registros dentro do sistema de mensagens, informando sobre o andamento do trabalho. Se verificarmos que não há mensagens periodicamente, há um risco muito grande de você receber uma violação em caso de problemas com o cliente.

Nesses casos, normalmente entramos em contato com o profissional para entender o que aconteceu, mas podemos encerrar o projeto sem esse contato, quando o período sem mensagens com o cliente for muito longo, por exemplo. Nesse caso, você pode também perder a sua conta da Workana, já que consideramos essa atitude uma falta de comprometimento com sua vida profissional dentro da plataforma.

Para evitar uma violação, deixe mensagens periodicamente dentro do projeto, e quando o cliente enviar uma mensagem, tente responder em até 24 horas.
 

2.     - Quando há atraso injustificado


Vou receber uma violação se isso acontecer? Sim.

Se verificarmos que o atraso não tem um motivo, e que o prazo de entrega não foi respeitado, você pode receber uma violação caso o cliente não concorde em continuar aguardando. Assim, programe bem o prazo de entrega antes de iniciar um trabalho.
 

3.     - Quando o profissional promete entregas mas nunca as realiza


Vou receber uma violação se isso acontecer? Sim.

Além de violação, você pode perder a sua conta da Workana se não for claro com o cliente quanto às entregas e ao trabalho.
 

4.     - Quando o trabalho é mal feito


Vou receber uma violação se isso acontecer? Sim.

Nesses casos, a Workana analisará o escopo do projeto e as entregas realizadas. Se verificarmos que o prometido e o entregue são incompatíveis, você receberá uma violação.
 

5.     - Quando o profissional não se informa corretamente sobre as especificações de um projeto e depois não consegue realizar o trabalho


Vou receber uma violação se isso acontecer? Sim.

A Workana considera que é responsabilidade do profissional se informar o suficiente antes de iniciar um trabalho. Isso deve ser feito antes do aceite da proposta.

O profissional tem até 24 horas após o aceite de uma proposta para desistir do trabalho sem penalidades. Mas o ideal é desistir antes do aceite da proposta, caso você verifique que não tem condições de fazer o trabalho.
 

6.     - Quando há dificuldades técnicas que não foram identificadas antes do início do trabalho.


Vou receber uma violação se isso acontecer? Depende.

Quando há dificuldades técnicas que impedem a conclusão do trabalho, você deve nos enviar um email explicando o que aconteceu e dizendo porque o trabalho não pode ser finalizado.  Quanto antes você fizer isso, melhor. Se a justificativa for satisfatória e verificarmos que o problema não é culpa sua, você não receberá uma violação. Podemos também enviar alguns casos ao suporte técnico para verificarmos o que aconteceu, em caso de dúvidas.
 

7.     - Quando o cliente não gosta do resultado


Vou receber uma violação se isso acontecer? Depende.

Quando o cliente não gostar do resultado apresentado, a Workana verificará se o trabalho é compatível com o que foi pedido. Se considerarmos que não é , você pode receber uma violação.

Se considerarmos que o trabalho é compatível com o escopo do projeto, mas que o cliente não gostou do resultado, o cliente deverá fazer um pagamento parcial, que será definido caso a caso. Nessa situação o projeto será cancelado e o cliente não poderá utilizar o trabalho realizado.
 

8.     – Quando houver um caso de força maior


Vou receber uma violação se isso acontecer? Não.

Doença e falecimento na família são considerados casos de força maior. Se for necessário cancelar um projeto por um desses motivos, você não receberá uma violação. Porém, é necessário nos enviar um atestado médico ou de óbito para evitar a penalidade. Outros casos de força maior também podem ser considerados, desde que exista documentação para comprová-los.

9.     Quando o cliente e o profissional concordam em cancelar o projeto


Vou receber uma violação se isso acontecer? Depende.

Mesmo se o cliente concordar com o cancelamento do projeto, é possível que você receba uma violação.

Se verificarmos que você não cumpriu com o acordo em um projeto, você pode receber uma violação mesmo se o cliente concordar com o cancelamento do trabalho. Nosso trabalho é manter na plataforma profissionais comprometidos e cuidamos para que os perfis dos profissionais sejam compatíveis com seu real histórico no site.


Em caso de problemas com um cliente, não hesite em entrar em contato conosco e pedir ajuda. Tentamos ser justos nas decisões e se sentirmos que você está interessado em resolver o problema, você reduzirá bastante o risco de receber um incumprimento.

De forma geral, valorizamos o profissional que demonstra interesse e iniciativa para resolver um conflito. Em caso de problemas, os bons profissionais podem contar com nosso apoio e suporte.

É também importante saber que cada caso é individual e que levamos isso em consideração ao realizar as arbitragens.
 
Verifique também nossa política de cancelamentos para projetos por hora.

Você pode fazer perguntas e responder aos outros freelancers da Workana aqui 🙂



 
support@workana.com
http://assets0.desk.com/
false
workana
Carregando
segundos atrás
um minuto atrás
minutos atrás
uma hora atrás
horas atrás
um dia trás
dias atrás
cerca de
false
Foram encontrados caracteres inválidos
/customer/pt_br/portal/articles/autocomplete