Centro de Ajuda

Política de reembolsos da workana

Última atualização: Jul 20, 2018 05:05PM ART

Como a Workana funciona?

 

A Workana é uma plataforma que faz a conexão entre clientes e profissionais para trabalhos que possam ser feitos de forma remota. Estes trabalhos podem ser pagos por hora ou por preço fixo. 💰

 

Quando um cliente aceita uma proposta para um projeto por preço fixo, ele faz um pagamento em garantia. Este pagamento fica com a Workana até que o projeto seja finalizado e o cliente faça a liberação deste pagamento ao profissional.

 

Se ocorrer qualquer problema com o projeto, ele poderá ser cancelado. Neste caso, o valor que ainda estiver em garantia na plataforma, isto é, o valor que não tiver sido liberado ao profissional pelo cliente, poderá ser reembolsado ao cliente (verifique nossa política de cancelamento de projetos).

 

No caso em que houver um cancelamento com restituição ao cliente, por padrão este valor ficará como crédito na conta do cliente na Workana. Neste momento o cliente poderá optar por usar o valor como crédito em futuras contratações ou solicitar o reembolso deste valor.

 

As informações abaixo também servem para casos em que o cliente adicionar crédito à sua conta.



 

Opção 1: Crédito

 

Para visualizar este crédito, basta o cliente acessar a aba Minhas Finanças > Movimentações de minha conta na parte superior de seu perfil.

 

Para utilizar este valor em futuras contratações, ao ser direcionado para a página de pagamentos basta selecionar a opção “utilizar crédito”. Caso o valor a pagar seja maior do que o saldo em conta, o cliente deverá pagar a diferença para iniciar o novo projeto. Se o valor a pagar for menor que o saldo em conta, a diferença permanecerá como crédito e o cliente poderá usar novamente o valor em outra contratação ou solicitar o reembolso apenas desta diferença posteriormente. 😉



 

Opção 2: Reembolso

 

Caso o cliente opte por um reembolso do saldo em conta, o reembolso será feito de acordo com o método de pagamento utilizado. 💲

 

💳 Pagamento por Cartão de Crédito: Para os pagamentos realizados por cartão de crédito nos últimos 180 dias, o reembolso será feito através de um estorno no próprio cartão. Se o pagamento for superior a 180 dias o reembolso será feito por um dos métodos disponíveis na seção abaixo: Quando o estorno não for possível.

Obs.: Se o cartão de crédito utilizado for cancelado ou substituído o cliente precisará entrar em contato com sua operadora para verificar como o reembolso ocorre neste caso. De nossa parte, por padrão, a informação de reembolso é enviada à operadora. 😉

 

💵 Pagamento por Boleto Bancário IUGU: Para os pagamentos realizados através de Boleto Bancário processado pelo IUGU o reembolso precisará ser feito por transferência bancária local. Isso ocorre porque este processador não possui um método de reembolso próprio e por este motivo nós fazemos o reembolso através de transferência bancária. É importante salientar que as transferências bancárias só poderão ser realizadas para contas bancárias em nome de pessoa física. Portanto, no momento da solicitação do reembolso, serão solicitados os dados bancários para a transferência e caso seja informada uma conta em nome de pessoa jurídica, infelizmente a transferência não poderá ser realizada. Isso ocorre porque nosso sistema não realiza transferências para contas bancárias de pessoa jurídica. 🙂

Obs.: A transferência bancária possui uma taxa de R$ 3,00 cobrada pelo processador que realiza o pagamento. Esta taxa é de responsabilidade do cliente e NÃO será paga pela Workana.

 

💵Pagamento por Boleto Bancário Mercado Pago ou por Conta Mercado Pago: Caso o pagamento tenha sido realizado por Boleto Bancário Mercado Pago ou com pagamento desde a Conta Mercado Pago do cliente há menos de 180 dias, o reembolso será realizado através de devolução do valor à conta Mercado Pago utilizada no momento do pagamento. (Esta conta será informada por nossa equipe no momento do reembolso 😉). A partir daí o cliente poderá retirar o valor para sua conta bancária ou utilizar o valor dentro do próprio Mercado Pago.

Obs.: Caso haja taxas para retirada dos valores de sua conta Mercado Pago, a Workana não se responsabilizará por estes custos.



 

🚫Quando o estorno não for possível: Quando o estorno não for possível, seja porque o pagamento é superior a 180 dias ou porque o método utilizado não disponibiliza a opção de reembolso, podemos oferecer ao cliente qualquer um dos métodos de saque dos profissionais como opção de reembolso. Para visualizar estes métodos, basta acessar a aba Minhas Finanças > Configurar Opções de Retirada na parte superior de seu perfil.

Neste caso, o cliente poderá optar pela transferência bancária local, pela retirada através do Payoneer ou do PayPal e ainda podemos oferecer a transferência do valor para a conta Mercado Pago do cliente. Mas é importante salientar que em todos estes casos, os custos da retirada de qualquer método são de responsabilidade do cliente. Em nenhum destes casos a Workana arcará com estes custos.

 

Valor do reembolso

 

Sempre que for solicitado um reembolso, nós devolveremos o valor total que o cliente possui em sua conta Workana. Nós não retemos nenhum valor e nem cobramos taxa para o reembolso. 😉

 

É importante lembrar que os reembolsos só são possíveis nos projetos por preço fixo ou para fundos adicionados. Os projetos por hora não trabalham com pagamento em garantia e por isso funcionam de outra maneira. Nos projetos por hora não é possível receber reembolso pelas horas registradas, aprovadas e pagas pelo cliente. Veja nossa política de cancelamento de projetos por hora.
 

support@workana.com
http://assets2.desk.com/
false
workana
Carregando
segundos atrás
um minuto atrás
minutos atrás
uma hora atrás
horas atrás
um dia trás
dias atrás
cerca de
false
Foram encontrados caracteres inválidos
/customer/pt_br/portal/articles/autocomplete