Centro de Ajuda

Aproveitando o Dashboard para medir o meu rendimento

Última atualização: Jun 29, 2018 06:54AM ART

Como enviar propostas de maneira bem sucedida


A chave para enviar uma boa proposta se baseia em saber traduzir o que o cliente precisa, não só a parte técnica, mas também no trato que busca por parte de um profissional. Isto é algo que podemos ler entre linhas em cada descrição de um projeto, e assim personalizar a nossa proposta da melhor maneira possível, adaptando-a a cada necessidade.
 
É importante considerar que a porcentagem de propostas ganhadas é, mais ou menos, 15% ou 20% de todas as propostas que você envia.
 
Tenha em mente que uma proposta não é somente o meio de ganhar um projeto. Existem muitos outros benefícios em enviar propostas aos seus clientes em potencial.
 
  • Ser conhecido: Cada vez que envia uma proposta em um projeto de seu interesse, você estará se apresentando para novos clientes. Quanto mais propostas enviar, maior será a sua presença em cada seleção. Pode ser que o seu cliente não te contrate neste momento, mas já conhece o seu potencial, prestou atenção em sua proposta, e por isso há mais chances de ele voltar a falar com você para trabalhar em um próximo projeto. 
 
  • Mais propostas enviadas = Mais possibilidades de ser selecionado: Não tenha medo de enviar propostas demais; você sempre poderá renunciar a projetos aos quais você se candidatou caso não tenha tempo suficiente para realizá-los. Lembre-se de que você conta com 24 horas para comunicar a sua decisão sem que isso repercuta em suas qualificações obtidas na Workana.

Os seus contatos são indispensáveis na definição da sua carreira como profissional freelance, não deixe de aproveitá-los 100%.  



Como organizar o meu mês de trabalho e projetar o que virá


Sabemos que pode ser difícil organizar os meses de trabalho sendo um profissional Freelance, e tendo ganhos que flutuam todo mês de acordo com os projetos conquistados e concluídos. 

Mas, existem métodos que podem te ajudar a se organizar da melhor maneira, o que te permitirá trabalhar com mais tranquilidade.


Defina o seu Calendário


A melhor maneira de manter o seu mês programado é poder armar o seu calendário. O detalhe mais importante neste ponto é: 
  • Quantas horas eu disponho este mês para projetos novos?
  • Quantos projetos tenho atualmente e quais datas são os prazos de entrega?

Definindo isto, poderíamos passar ao seguinte ponto, que é:

A projeção do nosso orçamento

É imprescindível que você possa realizar uma lista de gastos mensais e assim entender melhor qual é o valor que você precisa mensalmente, e separar qual é o valor que realmente deseja obter

Faça uma lista de gastos fixos 
Faça uma lista de gastos variáveis
Estime uma média de orçamento mensal baseado nos dois pontos anteriores

Se você tem projetos para finalizar este mês, poderia projetar estes valores em seu orçamento do mês que vem. 

Ex: Você tem dois projetos de 250USD e 350USD, respectivamente, para finalizar durante o mês atual. Sabemos que, para o primeiro ciclo do mês seguinte, contaremos com 600USD de orçamento. 

Se o seu orçamento mensal fosse de $1000 USD, você precisaria de 1 ou 2 projetos extras e de curto prazo, que somem 400 USD. Para isso, você deveria estimar a sua média de propostas enviadas por mês, e a média de projetos que ganha de acordo com estes envios, para saber quantas propostas você precisa enviar. 

Levando em conta que, em uma média geral, de 15% a 20% das propostas enviadas são as que resultam em projetos conquistados, você estaria precisando enviar 15 propostas para assegurar o ganho extra esperado. 

Você deverá levar em consideração nas propostas enviadas que os prazos de entrega sejam curtos e que você possa desenvolvê-los nos prazos esperados. 

Não deixe de levar em conta também o tempo que existe entre o envio das propostas e a aprovação das mesmas. Recomendamos que você esteja sempre muito atento aos novos projetos publicados e envie propostas o mais rápido possível, pois desta forma você encontrará o cliente ainda online e poderá surpreendê-lo positivamente com o seu contato. 

Lembre-se de que a sua reputação sempre será afetada se você se comprometer com projetos que não poderá realizar, o que diminui as suas possibilidades de crescimento. 



Manter a minha média de respostas em 100% - como?



Enviar propostas precisa se tornar quase um hábito cotidiano. Uma parte do seu dia deverá ser destinada a enviar propostas, assim como para responder consultas de clientes interessados em você. Uma boa maneira é distribuir as horas e destinar, por exemplo, 2 horas a esta tarefa diariamente: 1 hora para enviar novas propostas e 1 hora para responder todas as consultas que tivemos.

O Ratio de Resposta que você mantém com os seus clientes mostra quão ativas estão as suas comunicações e quão atento você está diante dos seus clientes em potencial.

Esta média corresponde às respostas dentro de todos os projetos nos quais ainda não foram escolhidos profissionais para trabalhar.

Manter o contato em ordem ajuda muito na organização, e também a não deixar mensagens sem responder. Se você clicar em “Ver Minhas Mensagens”, entrará diretamente nas conversas que estão pendentes de resposta, e unicamente nestas, o que facilitará muito na hora de responder.

Uma vez que os projetos novos forem recorridos e que todas as consultas tenham sido respondidas, é hora de começar a trabalhar nos projetos atuais já conquistados.

Tenha em conta que as suas respostas são valorizadas no algoritmo que indica a sua posição no Ranking. De acordo com isto, as porcentagens da sua posição subirão ou baixarão, variando de acordo com a sua atividade.

Você precisa de mais ajuda? Quer ajudar outros freelancers? Participe de nossa comunidade aqui e concorra a planos de benefícios todos os meses.

---------------------------------------------------
Artigos relacionados:


Como são calculadas as barras em meu painel de controle?
support@workana.com
http://assets3.desk.com/
false
workana
Carregando
segundos atrás
um minuto atrás
minutos atrás
uma hora atrás
horas atrás
um dia trás
dias atrás
cerca de
false
Foram encontrados caracteres inválidos
/customer/pt_br/portal/articles/autocomplete