Centro de Ajuda

O ABC para enviar Propostas Incríveis

Última atualização: Mar 31, 2017 09:54AM ART

Conteúdos

 

 

Introdução

 

Sabemos que uma proposta bem sucedida requer prática e objetivos claros, e estamos seguros de que você tem os elementos necessários para consegui-lo. :)

 

Tenha em mente que uma proposta não é somente o meio para ganhar um projeto. Existem muitos outros benefícios ao enviar propostas para os seus clientes em potencial.

 

  • Ser conhecido: Cada vez que você envia uma proposta em um projeto de seu interesse, estará se apresentando para novos clientes. Quanto mais propostas você enviar, maior será a sua presença em cada seleção.

  • Mais propostas enviadas = Mais chances de ser selecionado: Não tenha medo de enviar propostas demais; você sempre poderá renunciar a projetos para os quais se candidatou se não tiver tempo suficiente para realizá-los. Lembre-se de que você conta com 24 horas para comunicar a sua decisão, e que isso não repercute nas qualificações obtidas.

 

Não perca oportunidades!

 

5 pontos básicos para uma proposta bem sucedida

 

Recebemos muitos feedback por parte dos nossos clientes contando que não estão totalmente de acordo com as propostas que recebem, já que não estão recebendo propostas personalizadas. E ao não ver isso, ficam com a sensação de que o profissional não leu com atenção a descrição do trabalho a ser realizado, e não está 100% comprometido com o trabalho a desenvolver.

 

Entendemos perfeitamente que você pode ter propostas pré-definidas para enviar, de fato isso é algo que nós mesmos incentivamos para que a tarefa de enviar propostas seja mais simples, mas não se esqueça de mostrar ao cliente que o seu compromisso é real e que entende perfeitamente os requisitos solicitados.

 

A estrutura ideal de proposta deveria ser:

 

1- Saudação

 

2- Personalização para o projeto: Este é o ponto MAIS importante dentro da redação de uma proposta. Alguns dos pontos importantes a destacar neste item seria:

 

  • Por que este projeto me interessa

  • O que vejo em mim ou em minha equipe que pode ser útil para desenvolvê-lo

  • Como vou desenvolvê-lo: outro item importante, aqui é um plus que já pode estabelecer certos parâmetros, como:

    • etapas

    • entregas

    • formatos de entrega

    • quais tecnologias vou utilizar

    • responder aos requerimentos do cliente, se houver (horas de trabalho para este projeto, recomendação de um plugin ou tecnologia a utilizar, etc.)

    • como trabalho para este tipo de projeto em particular

    • etc.

 

3- Apresentação encurtada de mim e do meu background

 

4- Saudação final

 

Personalize a sua proposta. Como?

 

Vamos a um exemplo concreto para que você possa ver a diferença entre uma boa proposta, mas com falta de personalização, e uma proposta bem completa e personalizada ;)

 

Neste caso, estamos vendo uma proposta para Design & Multimídia

 

Olá, bom dia! O meu nome é Natalia, sou argentina, designer gráfica e assessora de marketing. Tenho ampla experiência em design gráfico, como a criação de isologotipos e imagem corporativa, realização de catálogos e brochuras para empresas e indivíduos,  maquetação, desenvolvimento e web design completo em html5 e CSS3, assim como a realização de banners publicitários e flyers. Tenho 15 anos de experiência trabalhando em empresas de merchandising e atuo manejando o departamento de arte e marketing, assessorando os nossos clientes em suas campanhas, lançamento de novos produtos, etc. Os meus top skills são rapidez, detalhista e o mais importante, escuto o meu cliente para entender e assim oferecer o que ele precisa. O meu portfólio e background se encontram no meu perfil da Workana. Estou a sua disposição! Que você tenha um ótimo dia!

 

Quais pontos foram usados nesta proposta e quais pontos estão faltando?

 

save image

 

Como poderíamos nos dar conta da falta de Personalização? porque nomeia muitos trabalhos em geral. Esclarece que pode fazer logotipos, sites, banners, Flyes publicitários, e não especifica nada de cada um destes itens. Esta é uma proposta que, tranquilamente, poderia ser utilizada em qualquer projeto de Design ao qual queremos nos candidatar.

 

Não está nada mal, mas se queremos nos assegurar de que o cliente vai ler, poderíamos acrescentar muito mais coisas a esta proposta, como por exemplo:

 

Olá, bom dia! O meu nome é Natalia, eu sou argentina, designer gráfica e assessora de marketing. Tenho ampla experiência na criação de catálogos e brochuras para empresas e indivíduos. Os catálogos são trabalhados integralmente em Indesign e são entregues tanto originais (depois de possíveis alterações) quanto também em formato .pdf .  O retoque de imagens está incluído em meu orçamento, se for necessário.

Mas minhas top skills são rapidez, detalhista, e o mais importante, escuto o meu cliente para entendê-lo e assim oferecer o que precisa.

O meu portfólio e background se encontram no meu perfil da Workana. Estou a sua disposição! Que você tenha um ótimo dia!

 

Como você pode ver, esta proposta é focada na entrega de um Catálogo. Se esta proposta for enviada para outros projetos, os mesmos teriam que ser unicamente para projetos específicos de design de Catálogos, ou deveria ser adaptada novamente a outras áreas (logotipos, web etc, etc.).

 

Note também que, ao personalizar e enviar uma proposta específica, o tamanho da proposta diminui, ficando principalmente o conteúdo que realmente nos interessa e que também interessa ao cliente. O Foco que podemos oferecer ao cliente quando lê é o ponto mais importante da nossa Venda.

 

Enviar propostas sem perder tempo e eficácia

 

Agora que já temos claro a melhor forma de escrever uma proposta, vamos nos concentrar em como fazer com que o tempo de envio de propostas seja eficaz, para não sobrarem portas por bater. :)

 

Seja Ativo

 

Enviar propostas têm que se tornar um hábito cotidiano. Uma parte do seu dia deverá ser destinada a isso, assim como para responder consultas de clientes interessados em você. Uma boa maneira é distribuindo as horas do dia e destinando, por exemplo, 2 horas diárias a esta tarefa, 1 hora para enviar propostas novas e 1 hora para responder todas as consultas que tivemos.

 

Uma vez que todos os projetos novos forem vistos e que todas as consultas forem respondidas, é hora de começar a trabalhar nos projetos atuais já iniciados.

 

Escolha os projetos que te interessam

workana-1.png

 

A melhor maneira de enviar propostas de forma eficaz é aprendendo a detectar projetos que nos interessam. Uma boa maneira de consegui-lo é utilizando os filtros que a Workana oferece em sua coluna à esquerda, dentro da página de Busca de Projetos.

 
  • Por Categoria

  • Habilidades

  • Data de Publicação

  • Tipo de Acordo

  • Idioma

  • Lugar

  • Opções do Projeto

  • Histórico do Cliente

  • Propostas recebidas

 

workana-2.pngworkana-3.pngworkana-5.png

workana-4.pngworkana-6.png

 

Lembre-se de que você sempre poderá Salvar uma busca como predeterminada, e poderá restaurá-la sempre que precisar.

workana-7.png

 

Mantenha-se atento aos nossos e-mails de Projetos Abertos

 

A Workana envia, sempre de acordo com as suas configurações, pelo menos 1 e-mail por dia com as ofertas de projetos que se encontram ativas e disponíveis para você. Sabemos que a pronta resposta assegura um resultado melhor nas buscas, então quanto antes você se comunicar com o cliente, maiores serão as suas chances de ganhar.

 

Posso ter propostas pré-definidas? Claro que sim!

 

Sempre recomendamos ter propostas pré-definidas para cada uma das categorias ou habilidades que são procuradas em cada projeto que te interessar. Isto acelera muito o processo de envio e te assegura poder compreender uma quantidade maior de projetos em menos tempo. Mas lembre-se de que dentro de cada proposta pré-definida você terá que deixar campos para completar de acordo com cada projeto em particular. Personalizar a proposta demonstra o seu compromisso e o seu real interesse no projeto publicado.

 

Pergunte antes, não depois

 

É muito comum que surjam dúvidas na hora de enviar uma proposta para um cliente em potencial. O mais recomendado é que você possa realizar estas consultas junto à proposta que enviar.

 

  • Não envie questionários eternos: Isso desmotiva o cliente a ter interesse em responder tantas consultas.

  • Seja proativo: a cada pergunta que você faça, proponha uma resposta adequada; isso mostra o seu profissionalismo e conhecimentos dentro da área a desenvolver.

  • Mostre-se disponível para uma negociação: uma proposta é o início de um diálogo com um cliente, então tente sempre mostrar segurança e abrir as portas para que o cliente entre em contato com você.

  • Procure manter uma linguagem amena e direta. As vezes o excesso de formalidade acaba com a oportunidade de um diálogo com o cliente. Não deixe de ser profissional, mas abra o diálogo através da linguagem que você utiliza em cada contato.

 

Como sei o quanto cobrar pelo meu trabalho?

 

Colocar preço no próprio trabalho é um dos principais desafios de muitos freelancers: um preço muito alto pode fazer com que você perca o trabalho, e um preço muito baixo pode levar o cliente a pensar que você não se valoriza.

 

Nestes casos há algo muito útil que você pode fazer: negocie o preço se baseando no valor que você proporciona aos seus clientes. Ou seja, quanto valor o seu trabalho acrescenta ao negócio dos seus clientes? Quanto impacto as suas tarefas causam? Quanto os seus clientes valorizam os seus serviços? Você está ajudando a fazer o negócio crescer? Responda estas perguntas e você terá uma ideia de quanto vale o seu trabalho.

 

Por outro lado, leve em conta as horas que você dedicará ao trabalho. Este é um exercício que te dará prática, mas é algo que você deveria acrescentar em suas propostas pré-definidas. Quanto tempo você dedica às diferentes etapas de um projeto? Se for um logotipo, quanto tempo dedicará à busca e inspiração e quanto dedicará ao envio dos primeiros esboços? De acordo com isso você poderá calcular um valor total de horas e assim fazer uma proposta de acordo com as suas possibilidades. Baixar o seu preço não assegura que você será escolhido. Demonstre o seu valor, sobretudo na redação da proposta. Lembre-se de que você está vendendo, e a sua venda não é um logotipo; a sua venda é a sua tarefa como profissional e os resultados que o cliente obterá se te contratar.

 

Aproveitando o Dashboard para medir o meu rendimento

workana-8.png

 

Há três valores que o nosso Dashboard mostra atualmente, e estamos seguros de que ele poderá te ajudar a melhorar as suas possibilidades.

 

  • A primeira porcentagem mostra a quantidade de propostas que você está enviando ativamente. Esta porcentagem é medida da seguinte maneira: Quantidade de Propostas enviadas nos últimos 30 dias, de 0 a 10, onde 1 proposta enviada será 10%, 2 propostas serão 20%, e assim sucessivamente. Entendemos que um profissional com atividade mínima deveria estar enviando pelo menos 10 propostas por mês para poder ganhar pelo menos 1 ou 2 projetos.

  • A segunda porcentagem mostra o Ratio de Resposta que você mantém com os seus clientes, isto é, as respostas que você envia para cada cliente que te responde ou escreve diretamente em uma mensagem entre todos os projetos nos quais você ainda não tenha sido escolhido para trabalhar. Isso ajuda muito a manter o contato em ordem e que não sobrem mensagens sem resposta. Se você clicar em “Ver minhas mensagens”, entrará diretamente nas conversas que estão pendentes de resposta, somente. Lembre-se que dos nossos Partners nós esperamos que este valor seja constante entre 80% e 100%.

  • E por último, existe a porcentagem de Ganhar Projetos. Esta porcentagem é medida assim:Medimos a quantidade de Projetos conquistados nos últimos 60 dias, onde 5 projetos conquistados nos últimos 60 dias indicam 100%, 4 projetos seriam 80%, 2 projetos seriam 40%, etc.

 

Tenha em conta que estes três itens são valorizados no algoritmo que indica a sua posição no Ranking. De acordo com estas porcentagens a sua posição irá subir ou baixar, variando de acordo com a sua atividade.

 

Conclusão

 

A chave para enviar uma boa proposta se baseia em saber traduzir o que o cliente precisa, e não só na parte técnica, mas também no trato que busca de um profissional. Isto é algo que podemos ler entre linhas em cada descrição de um projeto e assim poder personalizar a nossa proposta da melhor maneira possível, adaptando-a a cada necessidade.

 

É importante considerar que a porcentagem de propostas aceitas é, mais ou menos, 15% ou 20% de todas as propostas que você envia. Mas, não deixe de levar em conta que, além de enviar uma proposta, você está enviando a sua apresentação para um cliente em potencial. Pode ser que este cliente não te contrate neste momento, mas já conhece o seu potencial, prestou atenção em sua proposta e pode ser que no próximo projeto que publique queira voltar a conversar com você para começar a trabalhar.

 

Os seus contatos são indispensáveis nas definições da sua carreira como profissional freelancer, não deixe de aproveitá-los ao máximo.  

 
support@workana.com
http://assets0.desk.com/
false
workana
Carregando
segundos atrás
um minuto atrás
minutos atrás
uma hora atrás
horas atrás
um dia trás
dias atrás
cerca de
false
Foram encontrados caracteres inválidos
/customer/pt_br/portal/articles/autocomplete